domingo, 10 de janeiro de 2010

Le lit au-dèla de la riviére - phase 1. 15/08/2009

Experimento 1 do Programa Transforme -Perceptions. Projeto: Le lit au-dèla de la riviére-distiller la peau (o leito por detras do rio - destilar a pele).

"Un plongé dans mes larmes, un plongé en moi-même. Aprés il y avait un rencontre avec l’eau et son universe plein des simbologies, une interaction qui a permi la construction d’un corps en constant migration de sensations... courants du soi. L’espace est rempli d’un fluxe continu et parcour indeterminé, ainsi a été la decouverte de l’energie auto-herótique en accord avec à la nature de la perceptions et les origines du être humain. Ces faits traverse la peau de la performer, une peau de femme, parfois sirene, serpente ou fantasme. Un rituel de la corporalité de la voix, un cris du ventre."

« Il y a du vent et de la mer en nous »Antonin Artaud.

Um mergulho nas próprias lágrimas, um mergulho em si mesma. Após um encontro com a água e seu universo pleno de simbologias surge a interação que permitiu a construção de um corpo em constante migração de sensações... correntes de si. O espaço é preenchido de fluxo contínuo e percurso indeterminado, assim é descoberta a enegia auto-erótica relacionada à natureza da percepção e as origens do ser humano. Os fatos atravessam a pele da performer, uma pele de mulher, por vezes sereia, serpente ou fantasma. Um ritual de corporalidade da voz, um grito do ventre.

"Existe vento e mar em nós" Antonin Artaud.

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Cris Oliveira

Cris Oliveira tem formação no ballet clássico, dança contemporânea. É graduada em Artes Cênicas, pós-graduada em Gestão Cultural e possui formação na área de pesquisa e composição coreográfica pelo programa ‘Transforme – Perceptions’ (2009-2010) em estudos realizados na Fondation Royaumont - Paris. Foi integrante da Cia. de Dança Palácio das Artes (2001-2009), onde atuou em obras de vários coreógrafos e como criadora-intérprete a partir do método BPI (Bailarino-pesquisador-intérprete), criado por Graziela Rodrigues. Em 2005 recebeu o prêmio SIMPARC de melhor bailarina de Minas Gerais, por sua atuação em “Coreografia de Cordel”. Desde 2006 desenvolve trabalhos independentes e em parceria com outros profissionais, assumindo uma prática interdisciplinar no campo das artes, apresentando suas obras em diversas regiões do Brasil e no exterior.

Participou das residências Colaboratório (2010) no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro; “Interferencias” México (2010), ZAT 8 – ‘Hallucinatory body’, com Lynda Gaudreau, no Fid 2011 e Interferencias (2121) – Impulstanz Festival, Viena (Áustria).

Realizou curadoria parcial para o evento ‘1,2 na dança’– edição 2011, na indicação de solos de artistas internacionais. Publicou o artigo: Tecnologia da pele – arte, experimentação, interdisciplinaridade e a dança (Revista Prosa!-março/2012). É representante do projeto Interferências no Brasil para a Edição do encontro no país para 2013 e colaboradora do Interferencia’s book, apresentado no Impulstanz Viena (Áustria), Devir CAPA (Portugal) e Centro de las artes de San Luís Potosí (México).

Estudou com: Ana Mondini, Cizco Aznar (Suíça/Espanha), Holly Cavrell (EUA), Foofwa d’Imobilité (Studio 44, Genéve), Julie Bougard (menagèrie de verre – Paris), Damien Jalet ( La Rafinerie - Bruxelas), Krosro Adib (Irã/Bélgica), Jean Marie Huppert-Eutonia, Richard Shuterman (EUA) – método Feldenkrais,; Maria Thaís (máscara neutra); Fernando Liñares (Teatro Antropológico); Fernanda Lippi (Teatro Físico), Luiz Abreu (Dramaturgia e Direção); Dominique Brun (Esforço/forma em Laban); Claire Roussier (pensar o solo) e Myriam Gourfink(yôga). Atualmente programadora de dança no Sesc Palladium, Belo Horizonte/MG.

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