sábado, 29 de agosto de 2009

Para Todas as Marias, 2006 - Performance - Instalação

A performance valoriza a percepção sensorial, exalta e sacraliza a sexualidade e o corpo feminino reconhecendo - o como recipiente que gera e abriga a vida. O fruto representa a fertilidade, a abundância e o perfeito desenvolvimento, têm caráter purificador e de beleza, e com isso pretende-se fazer metáfora com relação ao filho, ao poder criativo.
O intuito é também produzir uma imagem harmônica da relação do ser humano que integra e se reconhece na natureza fazendo um culto a Eros, além de questionar e promover reflexão a respeito da deturpação e banalidade atual do nu feminino.
É inspirada em textos sobre as sociedades matriarcais (Celta e Druida) nas quais as mulheres eram vistas como conhecedoras dos mistérios da vida, da magia e da cura através de sua forte relação com a natureza;
estudos de arquétipos femininos por meio das obras: “Mulheres que correm com os lobos”, de Clarissa Pínkola Estes; “A Roda das Deusas” e “Maria de Nazaré”, biografia do mito feminino, sob o ponto de vista espiritualista (Kardecista).
Foram consultados também tratados e reflexões da filósofa e sacerdotisa Hildengard von Bigen (Séc. XI) sobre o ser humano e a relação Cosmos-Humanidade-Natureza, da obra: “O maravilhoso Medieval” que trata do homem no mundo integrado com a natureza; e ainda, textos de Jean – Jacques Rousseau, sobre o homem selvagem e o estado de natureza.
Concepção e Performer: Cris Oliveira.

Apresentada na Galeria Arlinda Corrêa, no Palácio das Artes (2006);

5º Bienal de Dança do SESC Santos (2007) http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/bienal_danca/grupos_view.cfm?grupo_id=192;

Mostra de Dança XYZ (Brasília-2009) http://www.dancaxyz.com.br/

MIP 2 – Manifestação Internacional de Performance (Belo Horizonte/MG – 2009)http://www.ceia.art.br/imagens-do-segundo-dia-da-mip/.

Performer convidada: Caroline Alves.

Produção: Ariane de Freitas


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Cris Oliveira

Cris Oliveira tem formação no ballet clássico, dança contemporânea. É graduada em Artes Cênicas, pós-graduada em Gestão Cultural e possui formação na área de pesquisa e composição coreográfica pelo programa ‘Transforme – Perceptions’ (2009-2010) em estudos realizados na Fondation Royaumont - Paris. Foi integrante da Cia. de Dança Palácio das Artes (2001-2009), onde atuou em obras de vários coreógrafos e como criadora-intérprete a partir do método BPI (Bailarino-pesquisador-intérprete), criado por Graziela Rodrigues. Em 2005 recebeu o prêmio SIMPARC de melhor bailarina de Minas Gerais, por sua atuação em “Coreografia de Cordel”. Desde 2006 desenvolve trabalhos independentes e em parceria com outros profissionais, assumindo uma prática interdisciplinar no campo das artes, apresentando suas obras em diversas regiões do Brasil e no exterior.

Participou das residências Colaboratório (2010) no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro; “Interferencias” México (2010), ZAT 8 – ‘Hallucinatory body’, com Lynda Gaudreau, no Fid 2011 e Interferencias (2121) – Impulstanz Festival, Viena (Áustria).

Realizou curadoria parcial para o evento ‘1,2 na dança’– edição 2011, na indicação de solos de artistas internacionais. Publicou o artigo: Tecnologia da pele – arte, experimentação, interdisciplinaridade e a dança (Revista Prosa!-março/2012). É representante do projeto Interferências no Brasil para a Edição do encontro no país para 2013 e colaboradora do Interferencia’s book, apresentado no Impulstanz Viena (Áustria), Devir CAPA (Portugal) e Centro de las artes de San Luís Potosí (México).

Estudou com: Ana Mondini, Cizco Aznar (Suíça/Espanha), Holly Cavrell (EUA), Foofwa d’Imobilité (Studio 44, Genéve), Julie Bougard (menagèrie de verre – Paris), Damien Jalet ( La Rafinerie - Bruxelas), Krosro Adib (Irã/Bélgica), Jean Marie Huppert-Eutonia, Richard Shuterman (EUA) – método Feldenkrais,; Maria Thaís (máscara neutra); Fernando Liñares (Teatro Antropológico); Fernanda Lippi (Teatro Físico), Luiz Abreu (Dramaturgia e Direção); Dominique Brun (Esforço/forma em Laban); Claire Roussier (pensar o solo) e Myriam Gourfink(yôga). Atualmente programadora de dança no Sesc Palladium, Belo Horizonte/MG.

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